Não é possivel ser livre em um mundo de escravidão

Primeiro levaram os negros/Mas não me importei com isso/Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários/Mas não me importei com isso/Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis/Mas não me importei com isso/Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados/Mas como tenho meu emprego/Também não me importei
Agora estão me levando/Mas já é tarde./Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
Bertolt Brecht

Se você não está insatifeito com o rolé, acha que está tudo bem, acha que o rolé realmente trás mudança real para mundo ao seu redor pode parar de ler sse texto. Esse texto não vai acrescnetar em nada a você. Tem precisamente varios textos criticos e auto-criticos em relação ao rolé aqui no blog em outras postagens, essa precisamnte não o caso. O fato é que o rolé inicia muita gente na politica, oferece a muitos uma visão de mundo diferente e incentiva muita gente a agir, sair do conformismo. Em muitos dos casos isso tudo não passa de uma ilusão, em outros quem saiba não, em linhas gerais acredito que tudo isso enche muita gente de esperança e depois uma dose amaarga de desesperança e desilusão. Aos poucos muitos vão percebendo muiutas brigas sem sentido, conflitos internos, mortes são esqueecidas em questão de meses, erros são constatemente repetidos. Enfim e tantas outras criticas já retratadas aqui tantas vezes. Dae muitos pensam: "Poxa o sonho acabou, o punk está morto, o skinhead não passava de outra cultura comercial e eu perdi tanto tempo. Vou voltar a tentar viver minha vida longe disso tudo e cagar pros outros."
Mas a questão é, só porque o rolé está errado quer dizer que tudo está errado? Não pode ser que tenha alguma coisa no fundo de tudo isso que estivesse certa? Algum principio? Algum motivo pra se levantar? Daonde veio isso tudo? Relamente todas essas subculturas podem ser muito facilmente absorvidas pelo sistema mesmo inconsciente continuaamos vivemos o mesmo estado cotidiano acrenditando estar lutando por liberdade e pelo proximo quando muitas vezes só estamos lutando pra ser parte de um grupo ou iludidos que daremos muitos frutos revolucionarios. Mas quem saiba não estivesse tudo errado, porque todas aquelas palavras de liberdade e apoio mutuo que um dia aproferimos precisam ser esquecidas por uma desilusão contra-cultural? Quem sabe na origem de tudo aquilo exista algo maior, algo de fato libertador, algo fora do sistema e quem sabe justamente as subculturas tenham cegado agente poraue realmente importava. E novamente as mesmas subculturas desviam nosso foco nos desiludindo e dizendo que o sonho acabou, que tudo morreu, que tudo já tinha nascido morto. Não, não tinha quantos antes de qualquer cultura punk, skin, hipie, não alcanssaram tantas liberdades que se julgavam impossiveis, derrubaram ditaduras, mas precisamente não se colocando superior a ninguem como as culturas mas igualmente se juntando as pessoas, como iguais. E desde que todas essas culturas começaram quantas mente não se perderam em auto-destruição e nilismo? É possivel mudança fora da perspectiva da cena? Não só é como "só é" e realmente deve ser. Você quer se desligar de tudo? Enquanto as pessoas a sua volta forem escravasessa escravidão afeta em igua maneira você. Porque? Porque enquanto as pessoas fazem uma guerra contra o sistema ou pelo sistema, ou uma guerra delas, invariavelmente isso tanbem afeta as pessoas em volta que não fazem parte, você pode não participar de uma guerra mas não adianta fingir que ela não existisse
como dsise Redson uma vez
"Pacifista é aquele que não se comforma ao ver uma violencia"
Enquanto imperar a violencia a vioencia te atinge em igual maneira, é como as pessoas que acham que por exemplo a proibição de drogas não a afeta porque ela não usa drogas, mas na verdade essa proibição gera o trafico de drogas oprimindo as favelas, desculpa pra criminalização da pobreza, que gera mais desculpa pra investimento nos aparelhos repressivos, enfim geram mortes e essa morte pode ser a sua
então sim, enquanto você viver numa sociedade de escravos você não será livre, mesmo que você de alguma formaa não pague impostos as pessoas a sua volta pagam, os preço das coisas sobem, a pobreza e a miseria consequente geram maiss conflitos, indiretamente você paga imposto das mesmas formas, você ainda é escravo.
Uma coisa é acreditar num individualismo relacional onde todos devemos individualmente escolhermos nossos atos mas entendendo a dimensão da consequencia de cada um deles a outra é acreditar num individualismo atomista onde somos atomos isolados e nossa omissão ou nossas atitudes não geram consequencia alguma sobre o resto da sociedde e consequentemente sobre nós, você.
Você acha que não mudaremos merda alguma mas já se derrubou varias ditduras pelo mundo inclusive duas no Brasil (a do Floriano Peixoto não foi derrubada, masse contar com a Monarquia fora 3 mas como foi subsequencte de outra ditadura eu não conto)
Você acha que o ser humano só muda por conta propria, a questão é que realmente uma mudança imposta dificilmente será seguida, enquanto que o que você escreve deixa de certa maneira uma influiencia pros outros e o que você lê te influencia diretamente tanbem
E cada luta de cada anarquista veio a somar ou subtrair do que se tem a concepção de anarquismo hoje, o proprio fato de terem existido teoricos do anarquismo em alguma epoca, e libertários antes deles nos influenciou de certa forma a seguirmos um caminho parecido tanbem, ou compartilharmos alguma coisa em comum na visão de mundo, bem se o ser humano evolui, uma das grands contribuições foi a comunicação escrita e verbal e o que ela nos deixou para cada vez mais um pudesse ir continuando o pensamento do outro aprimorando e evoluindo e se  eu guardar meu pensamento pra mim não haverá isso, o bom mesmo, o certo mesmo é espalhar, trocar ideias, enfim como eu mesmo disse evoluir, crescer aprender, é muito mais facil se tornar sabio estando cercado de sabios ao contrario de estar cercado de ignorantes, não burros pq pra mim não existem burros e inteligentes, a sociologia tratou de desmistificar esse mito mas trato ignoranate aqu no sentido literal mesmo, aqueles que ignoram, enquanto a sociedade ignora um conhecimento que eu tenho ou uma descoberta que eu fiz não deixa de ser minha culpa por não compartilhar  essa sabedoria e guardar pra mim de forma egoista
O anarquismo não existiu na mente das pessoas desde sempre, alguns dizem que ele começou com Prudhon, outros com Godwin, outros com os Anabatistas, outros com os crisão primitivos, outros com Jesus, fato é que quanto mais pessoas transcreveram pro papel maas a ideia foi ganhando corpo pois mais pessoas sabiam dela. Mas parcelas da sociedade recebem mais conhecimento e tem contato com mais meios que outras, se você quer de certa forma desierarquizar a sociedade, comece por transmitir seu conhecimento, sim, nem todo mundo teve acesso a mesma internet que você, aos mesmo livros que você, o mesmo rolé que você, os mesmos amigos que você, as mesmas conversas que você, agora ignorar isso e querer achar que você tem a mesma parcela de conhecimentos que todos? Se ponha como um igual, transmita as pessoas aquilo que o sistema não quer que ela saiba, aprenda com ela aquilo que o sistema não quer que você saiba, desierarquize a concentraço de conhecimento, muitos não querem e não será você a obriga-los, mas muitos estão ansiosos a recebe-lo sem terem o meio e o acesso e já muitos desde o berço são ensinados a ignorar, negligenciar. Isso é um grande erro, o ignorante de hoje pode ser o o fascista de amanhã, que teve como unico conhecimento a educação estatolatra que recebe e foi ensinado de pequeno que era nosso inimigo pq nós não fizemos ao nosso alcansse para espalhar esse conhecimento quando pudemos.
Você não preccisa ingressaar numa cultura pra isso, você não preisa, ingrssar num rebanho pra isso, você não precisa de um lider pra isso, você  só precisa de ver o mundo ao seu redor e todas as injustiças. Você tanbem faz parte disso. Você tanbem é beneficiado pelo sistema de alguma forma dependendo da sua classe social e igualmente você tanbem é oprimido por ele. Alguns em menor grau e alguns em maior grau. Enquanto tem gente que é obrigado a cursar uma escola tem gente que passaa vida sem pisar em uma.
"De fato, nenhum homem tem o dever de dedicar à erradicação de qualquer mal, ele pode muito bem ter outras preocupações que o mobilizem. Mas ele tem no mínimo a OBRIGAÇÃO de lavar as mãos frente à questão, e no caso de não mais se ocupar dela, de não dar qualquer apoio prático á injustiça. Se me dedico a outras metas e considerações, preciso ao menos verificar se não estou fazendo isso á custa de alguém em cujos ombros esteja sentado."
(Henry David Thoreau)


Nenhum comentário:

Postar um comentário