Virtual ou Real

“A principal manifestação de anarquismo hoje é a internet. Ela permitiu que qualquer um publicasse, tocasse, divulgasse qualquer coisa numa escala planetária. Mais ainda, liquidou os monopólios que controlavam a cultura, liberando as forças produtivas de criadores e divulgadores culturais e políticos numa escala e intensidade nunca vistas”. Ângelo José da Silva


Hoje eu vejo gente reclamando e dizendo que tem muitos grupinhos de net discutindo politica como se isso fosse uma coisa ruim. Muitos debates de ideias, muita recomendação de documentarios e livros e muitos blogs falando sobre o rolé, tudo isso sendo tratado como algo ruim. Por que? Porque as pessoas não deveriam se reunir na internet, mas se reunir nas ruas tomando um goro, fazendo estancil ou mesmo batendo de frente contra os fashos. Bem é o que dizem, mas namoral o que impede de uma pessoa que sai na rua e dá rolé participar de discussões produtivas na inteternet? O que impede que as pessoas possam se manifestar na internet e no mundo fisico? Que uma pessoa compareça a uma passeata revindicatoria e tanbem proteste no computador? Organize grupos de estudos fisicos mas tanbem coloque materiais pra estudo na internet? Você dá rolé 24 horas por dia? Bem, eu não. Sair nos finais de semana ou alguns dias na semana não lhe impede de no trabalho ou no tempo que você passa no PC vc participar de discussões ou debates politicos ou até apolitcos e despolitizados sobre culturas em si, sobre a realidade ao seu redor, sobre os problemas do cotidiano ou os problemas do proprio rolé fisico. Muitas mobilizações podem ser feitas e levadas do virtual para o real, como muitas manifestações que começaram na rua podem ser mantidas na rua ao mesmo tempo que tanbem vão para o virtual, chegar no acesso de mais pessoas. A internet possibilita por exemplo manifestações a nivel nacional e até internacional, criação de grupos multiplos, e até que pessoas se conheçam na rua e batam um pouco mais de bato na internet depois ou se conheçam pela internet e marquem um rolé na rua (com as devidas precauções). A internet possibilitaa inclusão de deficientes fisicos que muitas vezes nem podem ir para o rolé por não poderem sair de casa, não poderem ter acesso a esse mundo "real" que eles tanto louvam. Mas afinal se eu nem consigo me ligar a outras realidades e ao meu rolé numa pretensa gloria das ruas que se limita a si mesmo se fechando pra outros meios será que ela é mesma real? Ou é outra forma de se fechar num mundo tão ilusorio quanto o virtual onde eu acredito encontrar tudo que diz respeito a realidade? Se fechar só para o virtual é um erro, mas substimar a utilidade da internet é um erro tanbem, enquanto a interenet não tira espaço da sua vida real (ou do seu rolé, que seja) não vejo pq não seja possivel conviver com ambos. Tenho certeza que os fascistas não cessam de usar todos os meios ao alcansse deles para se mobilizar ou até mesmo mobilizar a população e nesse jogo de xadrex quem perde não é só você mais a liberdade e a vida de outras pessoas.

4 comentários:

  1. disse tudo que eu sempre tentei dizer D:

    é zuado isso , se existe um debate na net , o povo fala que sao anarquistas de facebook , se existe um debate na rua ou é por mina ou por droga e isso é um debate anarquista segundo "eles"

    HAHA , SÓ RINDO DESSE POVO U.U

    ResponderExcluir
  2. hahaha fato
    concordo plenamente como a pessoa acima nunca vi nesse rolê de rua alguem debatendo sobre livros que tenha lido ,ou sobre coisas para incentivar ou ajudar outras pessoas a segui o caminho libertario.
    nesse rolê de rua a conversa "politizada" é sobre som ,proximos rolês, drogas ,"pegadinhas " e bebidas isso pra essas pessoas é anarquismo ¬¬

    ResponderExcluir
  3. As redes sociais rompem com monopólios e controle. São dinâmicas e saudáveis para a sociedade! BRAVO!

    ResponderExcluir
  4. Entendo e concordo plenamente, não sei como ainda existem punks tão estereotipados que não sabem lidar com essa questão com mais naturalidade. Ainda Bem que existe um suspiro de consciência, mesmo enrustida com a anonimidade que a internet trás! Sei, aposto que muitas, se não todos, os punks entende esse argumento de "anarquista de internet". E de justamente não sair para a rua, não ir em protestos, é o Não fazer algo.
    Mas acho isso algo ultrapassado, há espaço para todos, e acho legal que o dialogo inflame não só na internet, mas nos roles também. Conversar sobre livros, filmes, documentários e discutir. Não digam que o movimento punk é só cagada, droga e violência que ele já se estendeu muito mais além dessas coisas há muito tempo!

    ResponderExcluir