Eis o Rebanho


Comportamento de rebanho, muito se fala metaforicamente de rebanhos e cordeiros ou pastores, muito se teoriza e acho uma boa maneira de ver algumas coisas. Infelizmente em nossa sociedade existem diverssos mecanismos que levam as pessoas a hierarquizar as pessoas, sendo na maiora dos casos extramemente desnecessario e até prejudicial. Nas corporações e negocios existem estudos (ver Kevin Karson)que mostram o quando as burocracias que as hieraquias geram nas corporações são prejudiciais as mesmas, sendo as cooperativas numa sociedade livre realmente mais produtivas, infelizmente o estado cria varias legislações que impoem a existencia de burocracias que infelizmente alem de eliminar os menores favorecem as hirarquias empresariais alem de antigas empresas que já detem o monopolio. Politica lesgilativa e econimicas a parte, irei abordas outras hierarquias.
A hierarquização da sociedade nos vêm a ser imposta então pelo estado, o fascismo em sua faceta politica seria justamente isso, a conservação maximo das desigualdades como estamentos fortes por meio de ditadura, com a maxima usam a justificativa do nacionalismo para mesclar seus objetivos que eu chamaria pq não de monarquicos.

Como sempre nos meus textos antes de abordar o fascismo social procuro comparar ele com o fascismo politico, socialmente podemos localizar essa mesma faceta do fascismo? a conservação da hierarquia? Sim, existe um exemplo muito bom no filme a Onda, nos encinando a localizar caracteristas desse mecanismo, primeiro de tudo se ganaha confiança do grupo (de mesmo modo que um politico ditador tenta ganhar confiança de grande parte do povo), é claro que a pricipio ele não vai chegar se anunciando um pastor ou um lobo, ele precisa se vestir de cordeiro, como um igual, ser aceito. Apos ser aceito e ter a confiança ele então tentará de todos os modos usar essa confiança para obter influencia e tendo essa influencia usala para começar a ditar regras ao grupo, a principio a coisa é muito sutil mas quando todos já estiverem hipnotizados a coisa se torna muito explicita, infelizmente só para os de fora. =/, A coisa muitas vezes tende a ficar pior, na maioria dos casos se começa a excluir toda a qualquer froma de oposição interna, divergentes de pensamentos especifico que antes faziam parte do grupo podem a vir a ser expulssos, perseguidos e até considerados inimigos. Essas são as carcateristicas mais fortes, uniformização, adoção de simbologias e etc etc etc nem sempre entram dentro embora em alguns casos se enquadre bem, ajuda a criar um identitarismo dentro do grupo que faz com que cada vez ele sinta prazer ou superior por fazer parte do grupo, após isso é importante sempr emanter o atrativo, no caso de alguns grupos que se denominam carecas por exemplo a maxima é "cerveja, sexo e brigas", ou seja cerveja mulher e brigas. O ideal de que fazer parte de tal grupo se acatar todas as regras impostas lhe dará vantagens, status e te trará um identidade atrai muito os jovens, pricipalmente a juventuda sem futuro, essa maxima foi usada no passado pelos partidos trablhistas e pelos partidos fascistas para contaminar a cultura oister.

Hoje em dia grande parte dessas carcateristas de pastor e rebanho se encontram em algums grupos que vêm a se revindicar carecas ou nazistas com lideranças, massificação do pensamento, e exclusão a oposições, porem estão todos muito coerentes com o que se identicam, o FASCISMO, o grande problema é quando os grupos se revindicam Antifasicstas começarem a seguir esses modelos, sempre devemos ficar atentos, pq laranjas podres sempre existem, só não podemos deixar que elas se tornem a regra ao invês da excessão.

Um comentário: