Sectarismo

Eu vou evocar um ponto que muita gente julga esquecido e ultrapassado mas na minha opinião não é e mesmo que fosse não custa relembrar erros do passado para não repeti-los.
Sectarismo, do wikipedia

"O termo sectarismo (usado geralmente com conotação pejorativa) pode ser definido como a visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas e religiões têm uma visão proselitista das verdades que pregam. Algumas atitudes de grupos ideológicos também podem ter comportamentos sectários na defesa ferrenha de seus ideais. Pessoa não aberta ao diálogo.
Classifica-se de sectário aquele que é praticante de uma seita ou apresenta comportamento típico do sectarismo ideológico."

Certo, é desse tema que gostaria de tratar nesse texto Sectarismo.
Como bem visto poderia se considerado visão estreita, intolerante ou intransigente. Uma visão estreita está necessariamente ligada a uma visão pré conceituosa, que só consegue ver por um prisma por isso é estreita. Intolerância como é a própria palavra está óbvia, que não tolera e intransigente que não muda, não volta atrás. Logo podemos definir como o inicio do sectarismo qualquer visão preconceituosa que só vê o seu lado e não muda mesmo mediante a provas e diálogos. Podemos definir "Racismo" como uma forma de sectarismo, alguêm que tenha tido alguma experiência com uma pessoa com a pigmentação de pele mais escura ou mais clara préconceituar todas as pessoas daquela etinia por uma atitude individual sem aceitar outro ponto de vista nem mudar de ideia. Porem o racismo não é a única forma de sectarismo. comumente se chama de sectarismo no rolé o preconceito de punks ou anarkopunks com skinheads que infelizmente generalizam toda a cultura por causa das laranjas podres, mas tanbem pode se considerar sectarismo o preconceito que venha a generalizar punk ou anarkopunks por causa de uns outros.  Se um grupo que se revindique skin agir de forma covarde, machista, homofobica não se pode jogar todos no mesmo saco do mesmo modo se um grupo de anarkopunks venha agir de forma ganguista, preconceituosa e violenta não se deve dizer que anarkopunks são assim uma vez que isso não tem nada a ver com o anarkopunk de raiz. Dizer que todo anarkopunk é sectario é uma forma de sectarismo. Do mesmo modo se em algum lugar alguem ou grupo que se revindique RASH ou SHARP agir de mesmo modo não se deve culpar os RASHs e SHARPs em si que nada tem a ver com a atitude de uns ou outros que possam de má fé usar o nome. Dizer que todo trad e alienado ou pilantra tanbem são generalizações muitas das vezes falsas, enfim, varios senso comuns de pensamentos preconceituoso que existem no rolê e a muito são propagados e deveriam ser erradicados.

PELO FIM DO PRECONCEITO
Anarkopunks, Punks e Skins (de atitudes não fascistas) United

3 comentários:

  1. Muito bom abordar essa questão do sectarismo... como você mesmo disse, é algo esquecido mas muita importância pro role.

    ResponderExcluir
  2. igualdade sempre

    ResponderExcluir
  3. u.u quem nunca foi vitima de sectarismo ? só precisamos lembrar de como foi ser reprimido e culpado por ser minoria numa maioria que faz merda e nao fazer isto com ninguem

    ResponderExcluir