Antifa is dead

Há tempos eu vejo o preconceito e prepotência predominando de forma geral, de pessoas que acham que combater o fascismo se resume a rolé na rua. Pessoas que acham que seu grupo ou sua movimentação ou sua banca ou o simples fato de algum fazer parte de um grupo do mesmo tipo são a unica forme de combate ao fascismo. O rolé antifa surgiu da junção de anarquistas e comunistas dentro do rolé que objetivavam combater através da violência, a violência sofrida por muitos na rua. A questão é que antes do "Antifa" já existiam muitas outras formas de militância antifascista ou anti-ditatorial em si. Agora vêm pessoas da tal cena e querem julgar que quem não age da mesma forma (sendo não se juntando pra perseguir nazis, seja não dando rolé na rua ou seja não andando com punks ou skins) não é Antifascista.
Ora pois vou citar um grande exemplo de  luta contra ditadura, não exatamente contra o fascismo em si mais contra a ditadura, o cartunista Henfil. Henfil tinha uma doença chamada hemofilia, ele não podia ir a passeatas e protestos muitas das vezes pq essa doença faz com que um minimo corte se torne um grave hemorragia, qualquer risco de violência pode provocar uma morte pois impossibilitado de estancar o sangue da pessoa pode há perder sangue até morrer. Logo Henfil não podia ir pra linha de frente física, não podia estar em passeatas muito menos guerrilha porque era risco de morte quase certo. Ele por isso deixou de ser um ativista contra a ditadura? De modo algum, ele fez cartuns,quadrinhos e caricaturas, escreveu textos em revistas, escreveu livros, enfim. E você acha que não deu resultado? Pois bem posso dizer que ele inspirou gerações que vieram muito depois da morte dele, eu mesmo nasci mais de dez anos da sua morte e posso dizer que ele em influenciou mito na minha cultura e formação e em como expressar meu horror as ditaduras principalmente as de direita. Alem de conseguir muitas conquistas que contribuíram pro fim da ditadura. Ele conseguiu de forma humorística fazer varias criticas ao sistema passarem desapercebidas, ele conseguiu derrubar a imagem do presidente Figueiredo de um cara linha dura e tal fazendo com que ele tivesse que começar a dialogar com o povo pro sistema  não perder prestigio, tudo se usando de um parentesco descoberto. Ele lutou até o fim pra dar cara aos fugidos políticos retratando o sofrimento da falta de seu próprio irmão o Betinho.  Ele usou das mídias ao seu alcanssase até o fim pra adiantar muitas anistias antes mesmo do fim da ditadura. Ele conseguiu exilio politico pros perseguidos políticos, passar a primeira peça de teatro sem censura ainda durante o regime do AI5. Enfim, provando que militância não se faz só com ação nas ruas.
Mas enquanto esses "Antifas" decidirem continuar a se fechar em sua cena, achando que todo aquele que não compactuam com seus métodos não são verdadeiros antifascistas. Que combater o fascismo de rua (não digo que não devemos combater mas sim que o fascismo não se resume a isso) é a unica militância real e necessária hoje. Continuara um sistema fechado reproduzindo dogmas e estigmas, tradições e moralismos legalistas. A cena Antifa pra mim nasceu morta porque em seu incio já era fechada em si a outras lutas contra ao fascismo, mas nunca se é tarde para ser livre e recomeçar do jeito certo, então comecem descendo do palanque da superioridade, Ninguem é melhor que ninguem, todos nascemos numa sociedade imerssa em mecanismo de controle que muitas vezes são nos transmitidos pela nossa criação, devemos sim unir todos aqueles que estão do nosso lado na luta contra o estado, seja na internet, na rua, nos grupos de estudos, nas ocupações, nas midias ou onde for, somos todos iguais, sem dedos na cara e complexos de superioridade.

2 comentários:

  1. Gostei, concordo e acredito que não me encaixo na forma "violenta" de ser Antifa.
    Muito bom o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tanbem, que bom que gostou ^^
      obrigado

      Excluir