As coisas que voce possui acabam possuindo você

Eu quero tentar falar  sobre o quanto ignoramos o agora  ou seja a realidade, por não tentarmos entende-lá.
Geralmente nós nos deixamos encantar pelas maravilhas  do futuro, de um amanhã, mas porra  quantas vezes nós paramos pra pensar como nós caminhamos até esse futuro?
Segundo alguns, o único tempo existente é o agora, o futuro é uma abstração como um tipo de oásis. Se pensarmos bem veremos que todos os tempos são na verdade a época em que nós estamos inseridos, o passado foi um ato nosso, pelo futuro não podemos falar, simplesmente prq ele nunca chega.
Na ideia justamente de um futuro perdido, pro qual depois olharemos e nos arrependeremos fazemos todo tipo de besteira, ou seja caímos num ciclo sem fim guiado por uma corrida a toca do coelho onde não há coelho.
Com medo de se repetir nós nos repetimos.
Muito dizem os criticos do consumo que esse nada acrescenta as nossas vidas.
Mais será esse tão diferente do que nazistas, anarquistas, comunistas, fascistas  liberais antifas anti-antifas  e outros ad infinitum pregam?
todos eles apontam psra um certo tempo e logo em seguida justificam suas idéias com isso, sobre como o futuro será negro, se essa busca por sei lá eu o quê não se concretizar logo.
Não que eu esteja dando razão ao capitalismo como soberano ou coisa do gênero eu sou só um rapaz beeeeem confuso, tentando entender a mente humana.
De fato se cai num vazio sem fim com esse consumismo  mas com essas ideologias também.
A sensação que alguém tem em comprar o carro do ano não é tão diferente da que esses grupos têm quando saem porae pra militar sobre as suas causas, ambos acham que encontraram a sua identidade quando na verdade percebem que depois de tanto ouvirem histórias sobre outr@s chafundarem na lama, agora são eles os que fazem isso.
De ouvinte a protagonista ''ainda somos os mesmos e vivemos, como nossos pais''
Achamos que estamos começando  a viver quando iniciamos uma busca por  uma causa  cujo a qual nós nos identificamos.
Mas é essa mesma causa que nos prende em uma jaula.
O que interessa aqui é justamente entender o que é o ser em si humano, acho que no fundo cada uma dessas causas também tem essa função.
O ponto é : como encontrar a humanidade em meio a tanta corrupção (usando essa palavra no mesmo contexto que nietzsche usa em o anticristo )

Um comentário:

  1. ah, mano tá muito bom o texto, eu mesmo em muitos casos me projeto para o futuro ao inves de viver toda a intensidade do presente, e esses planos acabam um pouco me possuindo.
    POrem tanbem é perigoso louvar o passado, agente tem a mania de sempre botar o passado num pedestal como se tivesse sido algo melhor e por isso conservar cada vez mais oo presente, se você projetar s100% no futuro é perigoso a ponto de viver a espctativa dele, viver sempre o passado só conservando o presentes sem melhorias é tão perigoso quanto

    ResponderExcluir