Não é Fascismo

Bem desde de o inicio o blog se propoem a ser uma auto-critica cultura e contra-cultural, bem no caso seria uma auto-critica mesmo. Pois bem já vimos aqui diverssas vezes o que é fascismo e até por pontos de vista diferentes, no caso se deu varias definições de fascismo. Fascismo politico, fascismo social, etc etc etc.
Mas novamente pretendo voltar na questão do que é fascismo, não a mesma repetição mas por um equivoco que mesmo eu eoutros menbros do blog estejam cometendo, assim como a maior parte do rolé.

Fascismo foi um movimento politico nacionalista, conservador e totalitario (autoritario) criado por Mussolini para transformar o capitalismo de sistema de classes desiguais de volta para um sistema quase formado por estamentos, sendo assim, é em certo modo um movimento reformista mas violentamente reacionario e ditarorial com censura punitiva  e etc. O aspecto consevrador quer dizer não só que ele quer manter todas as classes existentes como estão impedindo a ascenção social qualquer como em certo modo ir reconstruindo varios mecanismos de controle estatal dos antigos movimentos monarquicos absolutistas.
Sendo assim fascismo é fascismo, e Fascismo é um movimento politico, tem gente que diz que o fascismo não é uma politica e sim um crime, não discordo dessas pessoas, só quero ressaltar aqui que a definição de fascismo deveria se resumir a politica.


Hoje há uma generalização do termo fascista, patriotas são chamados de fascistas, nacionalistas em geral, comunistas, liberais, capitalistas, enfim. Esse mecanismo  de perseguição da oposição já foi usado antes na revolução espanhola quando os stalinistas criaram a definição de fascismo social para afirmar que os anarquistas eram fascistas. Ora fascismo é fascismo e fora do estado não é fascismo, pode até se dizer que existem movimentos não fascistas que se assemelham muito como algumas rexperiencias de tentar usar a simbologia os mecanismo de dominação hierarquicas e massificação do pensamento sem usar o estado que estão pipocando na europa as vezes até se usando de movimentos identitarios, porem não são fascistas embora bebam do mesmo. Eu mesmo sem perceber o erro já usei aqui esse conceito chamaod pelos stalinistas de fascismo social para denunciar a violencia gratuita e o ganguismo no rolé. Porem isso é errado, o problema de chamar qualquer coisa de fascismo é que alem de ser idiotice, inocenta o fascista.

Hoje vejo alguns anarquistas dizendo que comunismo é fascismo, isso é errado, mesmo o Stalinismo não se enquadra como fascismo. O fascismo em si tem suas ideias especificas o Fascismo como já disse é conservador, visa manter a sociedade em estamentos e manter as classes dominantes ainda dominando. O comunismo de Stalin e Lenin ao contrario visa destruir toda a classe burguesa pra ai então começar o que ele chama de ditadura do proletariado, Stalin no meu ponto de vista foi sim autoritario e repressor mas não Fascista (o que não quer dizer tanbem exatamente que as pessoas que admiram ele ou se digam stalinistas tanbem sejam uma vês que a interpretação sobre os atos de uma pessoa é livre), existem discussões se ele se deixou influenciar pelos outros movimentos ditatoriais ou não e eu não vou entrar nesse ponto, só pelos motivos explicados venho a expor que fascista  ele não é.

O liberalismo por outro lado tanbem tem sido considerado por varias pessoas como Fascismo, ora o liberalismo assim como fascismo tanbem não deseja acabar com as classes sociais que dividem a sociedade, porem enquanto o fascismo se vale de um ditadura repressiva para manter esse status quo, o liberalismo simplesmente tenta usar a dominação pelo capital, permite a existencia de um estado que alegam ser só pra manter a segurança mas que igualmente rouba e expolia como qualquer estado, mantendo assim a miseria e a desigualdade e favorecendo em algum grau o corporativismo (enquanto houver estado e mercado juntos haverá capitalismo). O liberalismo em teoria não se opoem a liberdade de expresão como o fascismo diretamente se opoem e etc.

Alguns antifas no rolé tanbem gostam de classificar o patriotismo com fascismo ou até misturar ele com nacionalismo. Patriotismo é simplesmente a identificação por um cultura local, seja ela de que espaço geografico que seja que se esteja habitando, seja ela limitada por um barreira estatal ou não limitada, os zapatistas no mexico são o maior exemplo de resistencia contra o estatismo global hoje e são extremamente patriotas, mas de modo algum segregacionistas, ele defendem um patriotismo internacionalismo tal qual o de Prudhon.

Tanbem posso citar generalizações como nacionalismo é fascismo esquecendo nacionalistas que respeitaram a liberdade de expressão e defensores da democracia como João Goulart.

Enfim, mas qual o problema de se generalizar o termo Fascismo? Porque assim você está inocentando o Fascista, se todo mundo for fascista, quando os verdadeiros fascistas aparecerem, quem vai acreditar?
É como a história de Pedro e o Lobo
Pedro sempre gritava "olha o lobo, olha o lobo, olha o lobo" e nunca tinha lobo
um dia apareceu um lobo de verdade e Pedro gritou "socorro, lobo, socorro, lobo, socorro"
e como ninguem mais acreditava ninguem salvou Pedro do lobo
Assim evitando que nos tornemos n.ovos Pedros, parem de classsificar qualquer pensamento discordante como fascismo. Do contrario quando o verdadeiro fascismo surgir, seu nome já vai estar gasto e a sociedade pouca atenção dará achando ser mais uma histeria de rebeldes generalistas inconsequentes.

6 comentários:

  1. Ótimo texto!

    Esclarece bem o que é, e não é fascismo etc...

    Mesmo que ainda discorde da questão do patriotismo e do nacionalismo "moderado" (armas poderosas de controle de massas), e do pretenso "comunismo" Leninista/Stalinista, que bebeu bastante da fórmula de lavagem cerebral do nacionalismo fascista, para encobrir a manutenção da produção mercatil capitalista com a sua mudança para uma gestão estatal.

    Mas acho que isso não tem a ver com rolês antifa...

    ResponderExcluir
  2. Cara eu particularmente acho que patriotismo pode ser usado contr o estado e contra o fascismo, como o caso dos zapatistas que eu scitei que usam contra a opressão estatal
    Quanto ao Nacionalismo e so Leninismo/Stalinismo eu assino em baixo do que disse.

    ResponderExcluir
  3. pra mim , mesmo que comunismo nao seja fascismo , por termos acabado errando com relaçao a isto , nao quer dizer que comunista é bonzinho ou que sao libertarios .

    e eu nao to falando dos partidos do brasil , estou falando do comunismo pregado por karl marx, os do brasil conseguem ser pior u.u

    ResponderExcluir
  4. Sei não ein Piccol, os do Brasil não matam inocentes em nome de uma pretensa liberdade como nos casos historicos citados no texto.

    ResponderExcluir
  5. Vento, no caso dos zapatistas a ideologia nacionalista realmente não é de uma vertente fascista, mas também não é anti-estatal (eu não conheço e nem sei exatamente o que viria a ser um nacionalismo/patriotismo "anti-estatal").

    Aliás, é bastante claro nos textos do próprio subcomandante Marcos que o EZLN reinvidica direitos para os indígenas dentro do Estado e da economia. Lembro que num dos textos ele próprio agradece o apoio e doações de anarquistas/comunistas do mundo todo mas não promete ter as mesma idéias e objetivos que eles, já que não sabia exatamente o que viria a ser uma sociedade anarquista/comunista.

    ResponderExcluir
  6. Piccol, com certeza nem todo mundo que se auto-declara comunista é "bonzinho" ou "libertário". É preciso sempre manter um olhar crítico quanto a indíviduos e grupos desse tipo.

    Marx não era um "pregador", um idealista.
    Como o próprio Marx afirma a sociedade pós-revolução ( não importa como a chame, seja de anarquia ou comunismo) não é uma ideal a ser alcançado mas uma sociedade construída a partir da base material existente, ou seja, os Marxistas/Leninistas/Stalinistas/Trotskistas/Maoistas/jucheistas entre outros ideólogos com seus respectivos "istas" (incluindo os anarquistas) não podem construir a revolução, pois só possuiem ideías. As pessoas em geral não reagem a idéias (em mais de 100 anos de "revolucionários", apenas uma minoria intelectual seguia realmente a ideologia "revolucionária") mas a uma base material existente como crises econômicas que geral desemprego, salários insuficientes para manter o trabalhador por causa da inflação, a frustação do trabalhador pela sua situação se agravar cada vez mais, não conseguir pagar o aluguel, ver as mercadorias de luxo prometidas a eles pelo seu sacrifício anterior serem súbita e completamente negadas (alguém se lembra dos saques em Londres ateada em fogo?)etc. A Esquerda em geral não consegue enxegar isso, ver o potencial revolucionário das reações da classe trabalhadora a tais situações materias contrárias a pregação ideológica deles (infelizmente até algumas organizações anarquistas se posicionaram contra os saques também).

    Na verdade a maior parte dos "comunistas" que conheci são babacas por isso mesmo.

    ResponderExcluir