Autoritarismo não está só no fascismo

Bem, hoje em dia com a gastação do termo fascismo por parte das pessoas em geral, (me incluo nessa), as pessoas a passaram a criar dois polos na sua mente numa especie de binarismo "pro lado de lá é mais fascista, pro lado de cá menos"  se não, num tem nada errado. Assim o fato de uma postura não ser fascista pode esconder toda uma gama de autoritarismos, manicanismos de controle, meios de dominação, imposição de força e blbalbalbal que só por não ser fascismo tá tranquilo.
Bem tenho uma novidade pra vocês, totalitarismo não esta só no fascismo.
Vou dar um exemplo, a ditadura militar de 64, foi um golpe dado com apoio estrangeiro, pegava dinheiro emprestado dos EUA constantemente, aumentou e muito a divida externa, um dos lemas da epoca era o que é bom pros EUA é bom pro Brasil. Foi um governo ditatorial porem economicamente neoliberal kenesyano, abria as portas do Brasil pras multinacionais estrangeiras, mas criava varias crises com suas intervenções governamentais gastadeiras, gerava inflação, enfim. FATO que essa não foi uma ditadura Fascista, foi um ditadura conservadora, com o objetivo de manter as classes existentes e até aumentar o abismo entre elas. Porem não foi uma ditadura nada nacionalista, foi uma ditadura extremente consequente da logica binarista estadunidense criada na guerra fria. Podemos dizer então que a ditadura militar de 64 não foi autoritaria? Lógico que não, houve tortura, repressão, censura, perseguição, monopolio e abuso de poder policial... Enfim, são inumeros os motivos pelos quais eu posso afirmar que a ditadura militar foi autoritaria, porem nada fascista.


Precisamente qualquer um que exponha sua ideia a força ou de forma violenta a tentar impor está agindo de forma autoritaria, sendo fascista ou não. Hoje no rolé, no meio antifa mesmo está repleto desses autoritarios, esse autorismo "antifascista" é um problema pq alem de agregar uma imagem deturpada do que seria a luta contra o fascismo, eles usam de desculpa pra se vitimar pra sociedade. "Esses grupos autoritarios que se dizem antifa  e blablabla, que saem perseguindo pessoas com aparencia x ou y". Não estou aqui nem me referindo a perseguição aos fashos em si ( carecas e nazis). Mas a perseguição de outros grupos de pensamentos discordantes. Como o caso do stalinistas que perseguiram os anarquistas na rev espanhola ou dos PAME e KNE hoje na Grecia se unindo com a policia contra o bloco negro.

Existem varios metodos de coerção autoritarios, vale analisar cada um seu proprio pensamento e debate-lo se assim desejar, independente se é fascismo ou não, afinal o Fascismo é só mais uma forma de autoritarismo, só mais um dos grupos que tenta impor sua ideia. Os outros autoritarios são muito mais numerosos e estão disfarçados em todos os cantos.

2 comentários:

  1. É realmente interessante,se pararmos pra pensar que todos os grupos supostamente democráticos mantém sua autarquia sempre através da força. Bons exemplos são as ditaduras em toda a América Latina,baseadas em violência anticomunista,que sempre atingia os mesmos alvos,que eram professores,sindicalistas,e todos aqueles que discordavam do pensamento autoritário imposto,inclusive quem defendia uma democracia como a que alegavam querer implantar. Na América Latina,além dos financiamentos e treinos fornecidos pela CIA,os golpes de estado contavam com apoio logístico e militar norte-americano,como ficou claro na Operação Popeye. Na América Latina,os militares. No Oriente Médio,o radicalismo islâmico. Ironicamente,arrancaram os resquícios de liberdade permitidos em uma sociedade liberal desses povos sob a justificativa de libertá-los. Não bastava mantê-los presos sócio-economicamente,tinha que se colocar toda a população sob lei marcial para evitar uma "praga vermelha".

    ResponderExcluir
  2. Você deu otimos exemplos Dino.

    ResponderExcluir