O Senso Comum -o aceitável pelo maior numero de pessoas.


Do dicionario filosofico:  “O conjunto mais alargado de crenças que uma comunidade tem por verdadeiras e partilha durante um certo período de tempo. O senso comum é um "saber" que resulta da experiência de vida individual e colectiva. Os hábitos e costumes, as tradições e rituais, os "ditos" e provérbios, as opiniões populares, etc., são habitualmente referidos como manifestações do senso comum. A sua aprendizagem é uma condição necessária para a socialização de cada membro da comunidade, funcionando como um mecanismo regulador do seu pensamento e da sua ACÇÃO. Do ponto de vista da CIÊNCIA e da FILOSOFIA, os processos de justificação das crenças de senso comum afiguram-se muitíssimo superficiais e falíveis, e é frequente tais crenças resistirem mal a um exame crítico mais minucioso, pelo que a sua ampla aceitação não é uma garantia de que sejam verdadeiras. Alguns filósofos têm discutido a CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE entre o senso comum e a ciência e a filosofia, tendo particular relevância, nessa discussão, o problema da demarcação.
Ao meu ponto de vista, algumas coisas como o Anarquismo, o Antifascismo e algumas outras ideias que possuímos, acabam sendo contaminadas quando os portadores da palavra são pessoas sem personalidade e vontade própria, que encontraram nisso um motivo para se sentir engrenagem de algo girando, e isso acaba gerando uma cultura de massa, exatamente igual a que o Estado nos empurra por meio da Tv, e por meio da cultura local ou pelas famosas frases clichês que nunca devem ser contrariadas.
Sim eu disse que a cultura é uma das armas que podem ser usadas pelo estado contra nós seres explorados, mas não nos livramos disto se excluindo da nossa cultura e criando uma nova com toda uma massificação do pensamento, cheia de verdades e quem for contra são os mentirosos.
Porém , é necessário que entendamos que não existe verdade até que ela se torne verdade, uma ideia pode ser coerente por escrita, e ao passarmos ela para o dia a dia vejamos que o ser humano não está apto a realizar tal coisa com tal perfeição que é exigida pela ideia. Ela não estará errada por isso, porém o ser humano ainda não esta apto a exercê-la.
Politica é isso, discussões sem fim em busca de uma coerência aceitável, para que algum dia coloquemos tal coisa em pratica. Não tem como nos dizermos donos da verdade, possuidores da liberdade extrema, seres superiores, e etc.
O fato é que, existem pessoas e são muitas pessoas que fazem uma coisa que é , voce se juntar ao grupo e engolir suas ideias de maneira bruta da qual eles dizem , sem que questione nada ou busque um conceito seu sobre tal coisa , e como são maioria saem crucificando as minorias ideológicas, perseguindo na cara dura os hereges que chegaram até onde chegaram sozinhos , sem precisar de nenhuma frase clichê decorada, ou um discurso completo decorado.
Voce se sente bem fazendo parte de uma maioria, porém você está sendo usado, pelo seu grupinho de brutamontes que nunca pegaram um livro para estudar e chegaram a conclusão ouvindo historinha furada nos bares e formando opinião sobre coisas que não conhece à fundo. 

Fascistas Leem sobre o fascismo, antifascistas entendem o fascismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário