Normatividade e autoritarismo

Como foi dito no belo texto de Alex  castro que  pode ser conferido aqui :
http://papodehomem.com.br/racismo-e-normalidade-2/
Existe o preconceito pelo fato de existir um normal pra mostrar xs outrxs como  diferentes, e antes que alguém se acuse,  ele  não diz que você ser o que quer que seja resulte em preconceito ou que tenha alguém que a gente tenha que ''salvar, redimir'' ou qualquer merda dessas.
O ponto  consiste em algo que nada mais deve ser do  que fruto do desejo ou identificação se torne a norma.
Dae surge a critica a questão da normatividade. Prq essa alcunha aparece e pra que ela serve? o que eu ganho me reivindicando normal? parece que eu me privo criando  uma rotina pros meus atos,  eu nao posso  fazer isso ou aquilo pois se fizer estarei rompendo com a fronteira!
prisões que criamos para nos mesmxs.
Se você não quiser fazer determinada coisa blz mais que direito seu, mas qual o sentido  de criar uma  prisão mental pra definir  os outrxs também?
Parece que a gente cultua os nossos limites, o nosso ponto de fraqueza se torna algo sacramentalizado.
A gente perde a nos mesmxs,  deixamos de  fazer alguma coisa,  de dar  os nossos gritos do  dia-a-dia de travarmos o bom combate da vida porque o medo  nos esmaga!
Todo  esse papo de ser vencedor@, individu@ de bem, estar na moda...
Quem cria essas necessidades,  essas demandas?
No geral acho que todos nos refletimos  muito pouco sobre tudo que fazemos, a gente faz um comentario e defendemos ele ate a morte ae a gente para pra pensar da onde veio essa ideia? eu sou isso?
Normalidade é ilusão prq não existe realidade,  mais realidades, múltiplas formas de usar nossas vidas e de produzirmos e exteriorizarmos nossos desejos! os outrxs são tao diferentes pra nos quanto nos pra eles.
essa própria questão de falar em diferença soa como normatizante, prq se existe o diferente existe o normal, e por mais que esse normal pareça  não  incomodar ele precisa prescrever ate onde o diferente pode ir.
Muitas pessoas, muita coisa, comunicação perdida em prol da manutenção da imagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário