Liberdade pra fazer besteira

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam."-I Co 10:23
  

Bem, aqui no blog, muitas vezes, muitos já defenderam pontos de liberdade extrema. Defendendo o indefensável, ao estilo discordo completamente do que dizes mas defenderei até o final seu direito de dizê-lo. Já defendi aqui até mesmo o direito de uma pessoa ser sectária. Enfim nesse clima constantemente pessoas vêm a deturpar o que se diz para que se soe uma apologia. Acho que se a pessoa não sabe a diferença de se defender alguma coisa e se defender a liberdade de fazer aquela coisa, a mente dela está imersa em um binarismo proibitivo absurdo, algo que 99% dos casos leva a atitudes autoritárias.
Por outro lado, outros imersos em outra corrente oposta, em nome da liberdade justificam diversas incoerências. É claro ninguém é obrigado a ser coerente também, mas há é de se tomar cuidado para não reproduzir o discurso duplipensar normativo padrão. Por exemplo, as pessoas têm toda a liberdade de serem sectárias, tem liberdade de ouvir RAC, tem liberdade fazer piadas toscas. Agora minha pergunta é pra que? Só porque temos liberdade de fazer alguma coisa devemos fazê-la? Vou usar um exemplo bem vulgar e simples, você tem liberdade de comer merda (fezes), por isso você vai comer merda? Claro que não. Vamos por isso reprimir quem come merda? Proibir as pessoas de comer merda? Bater nas pessoas que comem? Ficar policiando elas? Então não é só porque você tem liberdade de ser sectário que você tem que ser sectário. Não é porque você é livre pra ouvir musica nazi, usar uma suástica nazista que você vai fazer.
Até porque, não o fato de você ouvir, mas o fato de você divulgar musica de nazi, careca ou fasho você está divulgando as mensagens deles. Você pode ouvir só por som ou pra chocar, mas a pessoa do outro lado, aquele seu amigo não tão sábio ou mais cabeça fraca pode sim ser influenciado. Somos indivíduos? Somos, mas vivemos numa sociedade, essa é a principal diferença entre o individualismo relacional e o individualismo atomista que acredita que somos apenas átomos separados e nossas atitudes não respaldam ou influenciam outros. Esse espírito de exercer ao máximo sua liberdade dos primeiros punks que os levava a querer chocar a qualquer custo deu muita brecha pro neonazismo, por partidos trabalhistas de esquerda lá na Inglaterra, aqui pros integralistas e etc. Quantos não começaram a se identificar com o nazismo no começo por seus amigos portarem suásticas e fazerem piadas, racistas, sexistas, xenofóbicas, homofóbicas. 
Como o estupro não se tornou um assunto banal na sociedade hoje só através de piadas e comentários sarcásticos.  Como no Brasil não vêm crescendo o pensamento reacionário, conservador e de direita através de vlogs humorísticos. 

Meu ponto é, você deveria ter liberdade de ouvir o que quiser, se vestir como quiser e até contar as piadas mais escrotas, mas não é por isso que você deve  usar essa liberdade pro que não presta, pras coisas que vão ajudar a propagar o preconceito e etc. Nosso erro é que quando algum lado em alguma coisa está errado agente então começa a se colocar como o extremo oposto a isso, mas muitas vezes esse extremo oposto pode estar tão errado quanto. Então sejam livres, mas usem sua liberdade com responsabilidade e se não quiserem usar também, foda-se a vida é de vocês e eu não tenho nada a ver com isso, mas já estão alertados das conseqüências.

14 comentários:

  1. Cara,se o sujeito dá suporte ao seu inimigo,ele é seu inimigo também,pô.
    Não tem essa. Ele tem a liberdade de fazer o que quer contanto que não interfira na liberdade do próximo,mas há uma guerra declarada,querendo ou não,e se ele se posiciona de um lado,já tem plena consciência de que haverão ataques do outro. Além do mais,quando uma pessoa ouve esse tipo de som,ela tá apoiando as cagadas que esses grupos fazem,as atrocidades que defendem e divulgando de forma direta ou indireta. Se você apóia o inimigo,você também é um inimigo.

    ResponderExcluir
  2. Falta um rigor acadêmico nessa escrita, em vento?

    Eu acho que o texto ta meio perdido, não seguindo um fluxo coerente e deixando muitas mãos abertas para suposições... não consigo expressar uma opinião sobre o assunto própriamente dito.

    ResponderExcluir
  3. Dino, como alguém que só escuta som do tipo (Levando em conta que ele não compra material) & não divulga, ou seja: escuta em outros ambientes sem ser o seu próprio espaço, estaria fazendo apologia a essa cena?
    Guerra declarada? Você pode esmagar quantos deles você quiser. Eles sempre voltarão. Sabe por que? Porque essas distorções surgem de dentro de nossas cenas. Nós não a tornamos segura o suficiente a ponto de prevalecermos somente por nossas idéias. & isso não é apenas no meio punk/skin/et cetera. Isso é na história da humanidade. Sempre haverá alguém mais conservador & que pode tornar a prática de suas idéias em algo hostil.
    Acreditar que estamos em uma guerra, é tomar justamente a postura deles.

    Quanto ao texto, Vento, não é nada pessoal. Mas por trás das palavras rebuscadas, me parece que você está procurando mais atacar pessoas do que idéias. Mas é só o meu raciocínio...

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu quis dizer que defender o direito de alguem fazer alguma coisa não é defender aquela coisa. Dae dei varios exemplos praticos que vejo

    ResponderExcluir
  5. O antifascismo não é o combate ao fascismo? Como não é uma guerra?

    ResponderExcluir
  6. uma guerra existe 2 lados brigando por um podio . antifascismo como definido por durruti é a luta por um mundo onde caibam muitos mundos , definido pelos zapatistas como a luta por um mundo onde caibam todos os mundos .

    ou seja

    antifascismo é a luta para que nao haja um poder centralizado , mas que cada um tenha a opçao entre ser dominado ou nao , ser livre ou nao e etc , e gerir tal liberdade da forma que mais lhe convem.

    entao , se um cara quer escutar rac, ouça , desde q nao imponha nada a ninguem . até por que o que tem de rockero por ai q escuta ira e nao sabe que é banda facho ...

    só acho escroto antifa ouvir rac ... , é o mesmo q voce ser anarquista e flertar com o estatismo u.u

    ResponderExcluir
  7. Não diria que se trata de brigar por um pódio querer andar na rua sem olhar pros lados. E não acho flerte com o estatismo reconhecer que tem gente que sai pra meter uma faca nas nossas costas. O que me cisma numa pessoa que ouve RAC consciente disso é que ela entende a mensagem e concorda,ou não ouviria. Sim,por um mundo que caiba muitos mundos,sempre. Mas se estão na rua querendo a pele dos nossos companheiros,você pretende fazer o quê a respeito? Um debate para arrebanhar novos membros entre eles? Ignorar até que seja a sua cara sendo pisada no asfalto? Ou esperar que os mecanismos legais cuidem deles,levando em conta que eles são funcionários dos órgãos responsáveis pelo funcionamento dos mecanismos legais? Não é flertar com o estatismo,é enxergar que tem gente querendo foder com a vida de todo mundo aqui,inclusive você e eu.

    ResponderExcluir
  8. Dino, já parou pra pensar que tem muita gente que escuta música de tema racista & não se encaixa no perfil étnico da música? Conheço muito metaleiro assim, por isso que hoje em dia eu não dou mais trela pra esse pessoal (Risos). Mas é o que o Doug comentou nas entradas anteriores: tem gente que consegue abstrair esses detalhes.
    Claro que eu também me sinto incomodado em ter que ouvir entre solos gritantes de guitarra, mensagens estúpidas. Mas também é injusto resumir toda a cena do R.A.C. dessa forma. Especialmente porque a primeira leva de bandas desse movimento possuía um cunho patriótico fortíssimo que muitas vezes extrapolava no nacionalismo, mas não tinham nada de racistas.
    Não tento desmarginalizar o R.A.C., afinal ninguém era santo nessa história, mas muitas bandas que aderiram ao movimento no início, esperavam algo que não era exatamente o que se tornou. Tanto que com o tempo largaram. Mas querendo ou não, algumas delas deixaram um puta legado ao Oi! que ouvimos hoje.

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa: é sempre bom considerar o contexto da época pra não generalizar. Não é por que os atuais herdeiros do R.A.C. são esses babacas que se vangloriam de sua bunda branca, que nos "tempos de glória" a coisa funcionava da mesma forma. Especialmente porque nos eventos underground sempre rolou um público variado.

    ResponderExcluir
  10. Não é que as pessoas abstraem. Elas até concordam,mas ficam na delas pra não ter problemas. Essa é a verdade. No caso do IRA!,que citaram antes,a polêmica em torno da música Pobre Paulista é a mesmíssima em torno da música Nada,do Olho Seco e da Führer,do Garotos Podres,ou em cima do fato do 365 ter gravado um disco chamado Projeto MMDC. Mas voltando ao RAC. Claro que não eram apenas os racistas. Também tinham os ultranacionalistas,a direita conservadora e uma ou outra gangue de choppers ou de rua mesmo,que aderiam a um dos três outros grupos por baixo dos panos. Beleza de público-alvo,hein! E,sim,temos um belo legado deixado por eles. Bota Gasta,Carbonários,Histeria Oi!,Vírus 27,Bandeira de Combate...Legal,né? Beleza de legado. O ultranacionalismo pra mim é tão idiota e incômodo quanto o racismo. Sem contar que não há como ser nacionalista na Europa sem ter um pé no racismo,ainda que bem camuflado. Podiam não ser todos nazis,mas todos eram de direita. Há muita diferença pra você? Pra mim são igualmente detestáveis.

    ResponderExcluir
  11. Putz... tá bom, então.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro de tudo Dino
    MMDC NÃO TEM BUDEGA NENHUMA A VER COM FASCISMO, NACIONALISMO OU NADA DISSO
    MMDC SÃO AS INICIAIS DOS ESTUDANTES MORTOS NA DITADURA DE VARGAS QUE DERAM ORIGEM A REVOLUÇÃO DE 32 CONTRA A DITADURA
    logo 365 não tem nada a ver com a pilantragem de bandas como Ira! e garotos podres (a outra banda ae que vc citou eu não conheço muito bem, nem sie qual a musica)
    pelo contrario, esse foi um albo tematico inteiro com letras contra a ditadura vargas ou em homenagem a luta contra a ditadura em 32

    agora quanto ao RAC, não vou ficar aqui defendendo o RAC pq como disse acho musica tosca mesmo que deixou um legado horrivel, só tenho duas correções, vc disse que todo mundo que ouve um tipo de musica concorda com as ideias sim mas ficam na delas, se for assim então alguem que ouve desde RAC até som anarko é nazi-anarquista só pq ouve esses dois tipos de som? ou quem ouve anarko peace e hatecore é contra e a favor da guerra ao mesmo tempo? quem ouve NSBM e SKA vai tá contra e a favor do racismo ????? =S
    não tem logica
    agora, claro concordo e disse no texto que não tem pq uma pessoa que não concorda com as ideias ficar divulgando o som ae, de certa maneira ela está incentivando sim, mas não pq seja pilantra, a pessoa pode só estar sendo burra mesmo, mas a pessoa pode até ouvir esse lixo (até pq a maior parte é inglês e tem muita gente que nem vai atras de tradução) só pq curte o som mesmo e na hora do pega pra capá bater de frente com os nazis enquanto outra pode ficar de discursinho anti RAC eo tempo todo e na hora H passar pano pros nazis, isso é se ater demais as aparencias

    por fim saindo do tema do RAC e indo pra outro tema que você abordou, nacionalismo não está necessariamente ligado a ideia de xenofobia
    Veja bem não estou defendendo o nacionalismo, nacionalismo está ligado a ideia de estado, eu sou contra o estado, logo me oponho a nacionalismo tb, mas esse papo de que nacionalismo é sempre de direita ou xenofobico é ideia pro fascismo entrar mais facil na cabeça do povão, posso citar por exemplo o João Goulart que foi um presidente do Brasil extremamente nacinalista, mas que era defensor da democracia, da liberdade de expressão, com o maior projeto de reforma agraria já proposto até hoje e inclusive por esses e outros motivos sofreu um golpe da direita em 64
    Eu como libertário não vou ficar endeusando o João Goulart, ele é um politico e como qualquer politico queria governar o povo (mesmo que esse desejo fosse inconsciente), porem dizer que ele era de direita não é verdade

    ResponderExcluir
  13. Considero que coisas como essa: http://www.silviokoerich.org/

    Devem sim ser combatidas e destruídas


    Defender o direito de alguém de ser nazista, sexista, homofóbico e racista em nome da liberdade não faz sentido algum. Liberdade não tem nada a ver com autoritarismo e preconceito.

    O conceito de liberdade deve ser trabalhado pois ainda impera infelizmente uma idéia de liberdade de origem burguesa e contra-revolucionária. Uma liberdade que foca o indivíduo como uma esfera isolada do social. Quem acha que a liberdade pode ser fragmentada existindo "a minha liberdade" e a "do outro", liberdade do outro que é fator limitador da minha liberdade. Esse tipo de idéia que torna possível idéias bizonhas como a que alguém deve ter a "liberdade" de ser um autoritário.

    ResponderExcluir
  14. Luis Aurelio, não tem mesmo esse negocio de minha LIberdade e liberdade do outro, o individualismo é relacional e não atomista (ou seja individuos se relacionam uns com outros, não são seres isolados), logo liberdade é mesmo um conceito geral
    Só que liberdade é um conceito de esfera negativa e não positiva
    Ou seja, liberdade é ameaçada a partir do momento que é tirada, o conceito de liberdade deve ser denfendido como legitima defesa e não de extensão se impondo sobre os outros

    ResponderExcluir